O QUE É BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?
O batismo no Espírito Santo envolve dois aspectos: 1º) ele é o cumprimento da promessa de Joel 2:28, 29: "E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito" Pedro cita esse texto em Atos 2:16-18 mostrando que se cumpriu no dia de pentecostes. Jesus também mostrou isso (Lucas 24:49; Atos 1:5). O batismo com o Espírito Santo portanto só passou a acontecer com os servos de Deus a partir dessa data. Antes do pentecostes ninguém foi batizado com o Espírito santo. Mateus 3:11 diz: "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas sandálias não sou digno de levar; ele vos batizará (FUTURO) com o Espírito Santo, e com fogo".
João batista diz que Jesus é que batizará no Espírito Santo. O povo, portanto, até aquele momento só estava sendo batizado nas águas; o Espírito santo não estava descendo sobre o povo como vemos acontecer a partir do pentecostes.
E Jesus, durante seu ministério terrestre, também não derramou o Espírito Santo sobre ninguém. Leiamos João 7:38,39:
"Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado". Então entre a data que João batista iniciou o batismo nas águas e o dia de pentecostes, ninguém foi batizado no Espírito Santo, porque para isso acontecer era preciso Jesus ser "glorificado", ou seja, assumir a glória que Ele havia deixado quando veio a terra, em outras palavras, voltar para o céu.
Há varias manifestações e descidas do ES no AT, o que torna estranho o texto de João 7:39:
"Ele se referia ao espirito que iam receber os que Nele cressem, porque até aquele momento o espirito não fora dado porque Jesus ainda não tinha sido glorificado" O Espírito Santo foi dado por ocasião do pentecostes conforme Pedro mesmo explica (Atos 2:16-18); antes disso os discipulos não tinham tido tal experiencia, ou seja, antes disso o ES não os tinha "enchido", não tinha vindo sobre eles. Mas e antes de pentecostes? o ES já tinha vindo sobre alguém? Há alguma diferença em relação a depois do pentecostes? =>Sim. Em numeros 11 vemos, por exemplo, o caso dos 70 anciões. Mas vemos também que aquilo constituiu exceção e aconteceu mediante uma reclamação de Moisés a Deus. =>No NT isso acontece porque há uma promessa que diz que vai acontecer a quem crer em Jesus. =>No AT o batismo no ES acontecia a alguém determinado =>No NT o batismo no ES está prometido acontecer de forma indeterminada =>No AT o ES descida sobre pessoas escolhidas para determinada missão. O povo sabia que essas coisas aconteciam, mas ninguém esperava que acontecesse consigo mesmo =>No NT os líderes (começando pelos apostolos) mostravam que o dom do espirito está disponível a quem se arrempendesse e cresse (Atos 2:38); Paulo orientava os crentes a ficarem "cheios" do ES (o que evidencia que ninguém está "cheio" 24h por dia) Não se vê no AT nenhum profeta convocar o povo e dizer "Óh, Israel, convertei-vos a Deus e recebereis o dom do Espírito Santo" Havia sim, promessas de vitória contra os inimigos, promessas de uma boa lavoura (deut. 28), mas a promessa do ES só vemos acontecer em Joel 2 e se cumprir, ou melhor, começar a se cumprir em pentecostes. Se o povo com um todo já recebesse o batismo no ES no seu dia-a-dia desde sempre, não havia necessidade de Deus prometer isso para um tempo específico. A definição de batismo do espirito santo como mostrado pelo Novo Testemento refere-se ao cumprimento de Joel 2:28, 29 que exige uma evidencia externa de que ocorreu, como vemos ilustrado nos exemplos em Atos. Qualquer descida do Espirito Santo no Antigo testamento que provocava uma evidencia externa é um batismo, mas isso não existia como promessa para todo servo de Deus antes de começar a se cumprir a partir de pentecostes
E completando: batismo no espirito e derramamento do espírito são a mesma coisa se somarmos Atos 1:5, joel 2:28, 29 e Atos 2:16-18
OBS: Ter os frutos do ES pode constituir um batismo no espirito, mas os textos de Atos que eu apresentei têm como referencial Joel 2; aqueles textos de atos mostram o cumprimento dessa promessa, então o assunto ali NÃO É FRUTOS DO ESPIRITO
Agora João 16:7:
"Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei" Diante dessa declaração vemos que os méritos do sacrifício de Cristo é que possibilitaram o batismo com o Espírito Santo, ou simplesmente na "agenda" de Deus os discípulos só passariam a a receber o ES quando Jesus voltasse para o céu. Isso não quer dizer que antes do pentecostes ninguém tinha a atuação do Espírito Santo na vida. Isso nos leva a um outro aspecto do batismo no espirito santo que está exposto em João 3:5: "Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. Essa declaração de Jesus está relacionado com Ezequiel 36:26, 27:"E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. Nesse 2º aspecto todo cristão é batizado com o espirito santo quando se entrega a Cristo e se batiza nas águas. Mas no 1º aspecto visto acima não se é batizado necessariamente no instante em que crê em Cristo. Resumindo: =>João 3:5 está falando de mudança de coração conforme prometido no texto de Ezequiel; (se bem que nada nesse texto indica que o "nascer do Espírito" seja obrigatoriamente um acontecimento simultâneo ao "nascer da água". Aqui simplesmente são dadas duas condições para se entrar no reino de Deus) =>João 7:39 e todos os casos de derramento do Espirito em Atos 2:1-4, 8:14-16, 10:44-46 e 19:1-6 está falando de dons, de uma manifestação perceptível do espirito santo conforme está prometido em Joel 2:28, 29.
Há ainda uma explicação a ser dada sobre Mateus 3:11: O que é batismo "com fogo"??
Para entender isso, creio que é preciso ler o versículo 12 seguinte:
"Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará"
Uma possível interpretação seria: O trigo (=os justos) que jesus recolherá, serão batizados (mergulhados) no ES. A palha (os ímpios) serão batizados (mergulhados) no fogo, ou seja, destruídos!
Com isso, a frase "vos batizará com o ES e com fogo" está destinado aos 2 grupos (justos e ímpios), ou seja, não é os justos que receberão os 2 batismos ao mesmo tempo
João batista não tinha em mente só os justos quando falou sobre os batismos, então ele fez uma distinção entre os batismos diferentes que cada pessoa (ímpia ou justa) receberia, pois ele sabia que a multidão dos que o ouviam eram compostos de ímpios também.
A diferença entre os dois batismo está na época em cada pessoa classe de pessoa (justa ou impia) receberia o batismo. É que segundo a biblia os impios só serão destruídos no juízo final, sendo então só nessa época "batizados no fogo". Os justos por outro lado, serão batizados no Espírito ainda nessa vida como consequencia de ter crido em Cristo.
Mas há outras explicações, alguns ligam esse "com fogo" ao fogo que é mencionado em Atos 2:3 que diz que os discípulos "falaram línguas como que de fogo".
Continuando a explicação sobre o 1º aspecto:
Em Atos 8:12,14-16 fala a respeito dos samaritanos que foram convertidos através do apóstolo Felipe:
"Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres..."
"Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus". Percebam essa afirmação final "porque sobre nenhum deles tinha ainda descido, mas apenas haviam sido batizados em nome de Jesus" Ou seja, eram batizados nas águas, mas não no Espírito Santo. Esse versículo distingue claramente os dois aspectos mencionados acima. Ou seja, o batismo com o Espírito santo não vem automaticamente simplesmente porque a pessoa creu em Jesus e se batizou nas águas. Não é uma coisa intrínseca ao ato de crer. Os próprios discípulos eram convertidos quando Jesus andava entre eles, mas só foram batizados no Espíritos Santo após Jesus ascender aos céus. Maria, Zacarias que ficaram "cheios" do Espírito pode-se dizer que foram batizados, mas o batismo do Espírito santo como promessa não existia antes de se concretizar a partir do pentecostes. Antes disso o povo como um todo não tinha esse privilégio. Só pessoas que Deus escolhia como líderes e profetas é que tinham essas experiência. Isso mostra a polêmica quando Eldade e Medade profetizaram e Josué achou que só Moisés tinha esse direito (Números 11:26-29). Um detalhe que não foi mencionado a respeito do caso dos samaritanos em Atos 8 é a reação de Simão o mágico ao ver o espirito santo concedido pela imposição das mãos dos apóstolos Pedro e João. Muitos argumentam que não houve manifestação de línguas ou outra coisa porque o texto não menciona. Mas percebe-se que está claramente SUBTENDIDO. Simão, o mágico, não teria ficado estupefado e até oferecido dinheiro se não estivesse presenciando algo real aos seus olhos. Se Lucas disse "que não havia ainda descido sobre eles" é porque essa experiência é PASSÍVEL DE VERIFICAÇÃO e não algo que se experimenta só pela fé Agora Atos 10: 44, 45:"E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios." Por quê os presentes constataram que o "dom do Espírito santo" foi derramado nos gentios? "Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus" (v.46). Os outros irmãos então, identificaram o "dom do Espírito" com o falar em línguas. É muito claro esse texto. Houve uma evidencia externa. Pedro chama a expiência de Cornélio de "batismo no espírito Santo" ao dizer "Quando comecei a falar, o Espírito santo caiu sobre eles, como sobre nós no princípio, então me lembrei das palavras do Senhor Jesus quando disse João na verdade batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito santo" (Atos 11:15 e 16) O Espírito santo desceu num momento específico ali. Foi possivel saber que desceu pois provocou uma evidência, no caso ali, linguas. Vamos ler agora Atos 18:24-26:"E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus." Se Apolo APENAS conhecia o batismo de João, então o que ele NÃO conhecia?
O batismo com o Espírito Santo! Com certeza ele não conhecia o batismo no ES tanto na teoria, quanto na prática a semelhança dos cristãos de Éfeso (atos 19)
Essa promessa ainda estava começando a se divulgar e a ser pregada na igreja primitiva pois o seu cumprimento era relativamente recente naquela época (começou a se cumprir em pentecostes)
Agora Atos 19:1-6:"Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as províncias superiores e chegou a Éfeso, onde achou alguns discípulos e indagou deles:
recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé? Responderam-lhe: Não, nem sequer ouvimos dizer que há um Espírito Santo! Então em que batismo fostes batizados?, perguntou Paulo. Disseram: No batismo de João. Paulo então replicou: João só dava um batismo de penitência, dizendo ao povo que cresse naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus. Ouvindo isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. E quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles, e falavam em línguas e profetizavam." Ora, se a pessoa por ser crente já fosse batizada no Espírito Santo, Paulo não perguntaria o que perguntou no V.2 porque se fosse um recebimento do ES só pela fé sem nenhuma evidência externa, não haveria sentido na pergunta Essa pergunta de Paulo "recebeste o espírito santo quando crestes?" não faria sentido se o ato de receber o espirito santo fosse automático ao se crer. Aliás, a pergunta mostra também que a descida do espirito santo é sentida e percebida. Pois se a descida fosse imperceptível, a resposta à pergunta de Paulo seria sempre "sim", pois que critérios haveria para se determinar que NÃO se recebeu o espirito santo, já que esse receber é imperceptível?? Se Paulo perguntou era porque se podia saber se Ele desceu ou não. A pergunta do V.3 mostra claramente a diferença entre batismo nas águas e no Espírito santo
"Em qual batismo foste batizados", ou seja, "vocês foram batizados nas águas ou no Espírito Santo?" O pronome relativo "qual" indica opções. Eles responderam que "nas águas". Eles então foram batizados nas águas de novo e em seguida Paulo colocou as mãos sobre eles e "falaram em línguas e profetizaram". Mesma coisa que Atos 8:17 e 10:46 (esse ultimo sem a imposição das mãos).
Paulo cita parcialmente uma declaração de João batista que está em Mt.3:11, o que mostra que Paulo queria saber se eles eram batizados no espirito santo, mas eles nem sabiam de Sua existência. Então Paulo esclareceu-lhes e com o gesto da imposição das mãos, administrou o batismo no ES
Portanto Paulo perguntou uma coisa e eles responderam outra. Citando Mateus 3:11, Paulo informou-lhes que uma experiência nova estava a disposição deles e que o que João batista anunciava como futuro, agora era presente
Os argumentos que geralmente se usa contra esses textos claros de Atos é que são textos descritivos e não normativos; ou seja, só porque aconteceu com eles, não quer dizer que acontecerá com todos. Só que esses fatos de Atos estão fundados sobre a promessa do batismo com o Espírito Santo. Ou seja, esses textos mostram o cumprimento dessa promessa, que é para todos (Atos 2:39). Se o batismo com o Espírito santo acontecesse sempre quando a pessoa se convertesse a Cristo, não haveria excenção quanto a isso porque Deus não faz acepção de pessoas, então Lucas não diria sobre os samaritanos que o "Espírito não havia descido sobre nenhum deles, mas só eram batizados em nome de Jesus".
Esse texto distingue claramente as duas experiências: Batismo de João (nas águas) e Batismo no Espírito Santo.
"Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito" (I cor. 12:13) Se Paulo se refere ao 1º aspecto explicado acima, ele poderia dizer que todos ali eram batizados pelo espirito santo, já que tinha zelo ao indagar se a pessoa tinha tido essa experiência. Em caso negativo, Paulo usava da imposição das mãos para administrar isso (conforme o que fez como os discípulos de Éfeso em Atos 19:1-6). Tal porém não acontece hoje me dia devido à polêmica e descaso que existe em torno desse assunto. Se Paulo não foi o responsável pela imposição de mãos, ele sabia por outra maneira, que todos ali tinham sido batizados no espírito santo. E mesmo ao dizer "todos nós fomos batizados", não implica que o foram no instante em que creram em Jesus. Paulo está se referindo aos membros daquela igreja que ele conhecia e não de forma geral. Os casos dos samaritanos e dos homens de Éfesio provam isso. Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. (Efésios 1:13) Esse versiculo segue a mesma linha de raciocínio do anterior. Supondo ser "selado" com o espirito significar ser batizado no espirito...(o que parece ser o caso já que dizer "o espirito santo da promessa" uma referencia a "promessa do Pai" como lemos em Atos 1:4 e Lc 24:49) O texto mostra uma sequencia de eventos: Ouvir a palavra, crer na palavra e ser selado pelo espirito. Isso só mostra que o ser selado é dependente das duas primeiras coisas: Ouvir o evaneglho e crer nele. Não implica que a descida do Espirito como um batismo (com evidencia) seja algo simultâneo ao crer. Em Atos 2:38 lemo: "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo"
Esse versiculo não mostra que quem se arrepende e crê recebe na hora o dom do espírito santo?
Não. Esse versículo é similar se eu disser "amigo, termine a faculdade e você conseguirá um bom emprego". O que eu quis dizer? que a pessoa conseguirá um emprego NO DIA em que terminar a faculdade?
Não. Eu quis dizer que terminando a faculdade, ela consequentemente obterá um bom emprego.
Em Gn. 2:17 lemos "Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás"
Adão morreu NO DIA que comeu o fruto? Não. Só uns 930 anos depois. O texto quer dizer que uma vez que ele comesse o fruto ficaria sujeito a morte. A morte seria a consequencia.
A imposição das mãos servia para comunicar um dom ou alguma tarefa à alguém. Veja abaixo I Tm. 4:14 e II Tm 1:6 respectivamente: "Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério" "Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos" Nesse ultimo texto parece que Paulo orienta Timóteo a "despertar", ou seja, buscar a manifestação do dom de Deus que tinha, o que mostra então que a continuidade desse dom não era dependente da imposição das mãos do apóstolo A "imposição das mãos" fazia inclusive parte da lista de doutrinas da igreja. Vamos ler Hebreus 6:1, 2: "Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno Esse versículo de hebreus 6:2 que usa "batismos" (plural) e os textos da bíblia acima (Mt. 3:11, Atos 1:5; 19:3), parece contradizer Efésio 4:4-6 que diz: Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. UM SÓ BATISMO= supondo que se refira ao batismo nas águas, o sentido é que só existe um batismo nas águas verdadeiro, o que não exclui a existência de outro tipo de batismo.
O batismo verdadeiro é aquele que simboliza o sepultamento com Cristo na Sua morte e o nascer para uma nova vida, então existe um só batismo desse tipo que expressa essa verdade.
Ou seja, seja qual for o batismo que Paulo tinha em mente-nas águas ou no espírito santo- só existe um batismo verdadeiro para cada um desses tipos, pois eles expressam uma verdade única, imcompartilhavel com qualquer outros batismos que possam existir no mundo.
Não há mais que um batismo porque no mundo não existe batismo que seja verdadeiro. O "um" do texto é em relação à genuidade do batismo cristão em relação ao mundo e não na quantidade de batismo Se Paulo se estendesse mais pelo assunto, ele diria "Há um só batismo nas águas e um só batismo no espirito santo", mas como o foco do assunto não é batismo, Paulo se limitou a dizer "Há um só batismo". Ex: Eu posso dizer que existe "só uma matemática", mas está dividida em "matemática analitica", aritmética, Álgebra etc...são várias "faces" da matemática que não impedem de dizer que existe "só uma".
É bom eu frisar que é a mesma palavra no grego que aparece tanto no texto de éfeso como em hebreus: baptisma e baptismos respectivamente.
Conclusão:
Falar em línguas pode ser uma evidência de batismo no Espírito Santo? R= sim, para quem recebeu isso de Deus como evidencia, para quem recebeu outra coisa, essa outra coisa será a evidencia, já que falar em línguas não é a única maneira de Deus se manifestar (evidencia após pentecostes, porque como já vimos ninguém, nem Jesus, falou em línguas antes disso). De qualquer forma em todos esses textos que vimos, sempre que o Espírito Santo vinha sobre alguém algo perceptível acontecia; perceptível tanto a pessoa que recebia o batismo quanto aos presentes. Então o batismo com o Espírito Santo não é algo que se experimenta só pela fé, no coração. É uma descida sobrenatural que pode ou não ocorrer no instante que a pessoa deposita fé em Jesus e exige uma evidencia externa de ocorreu. Lembrando que isso não quer dizer que o Espírito Santo só começou a trabalhar na vida da pessoa a partir daquele momento |
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Batismo no Espírito santo
Assinar:
Postagens (Atom)